O que é discipulado?


Uma das maiores bênçãos da vida e da eternidade é ser contado como um dos discípulos fiéis do Senhor Jesus Cristo.
Uma grande multidão seguia o Salvador enquanto Ele ensinava na praia do Mar da Galiléia. Assim, para que mais pessoas pudessem ouvi-Lo, Ele entrou no barco de Pedro e pediu que o afastassem da terra firme. Depois de falar, disse a Pedro, que havia pescado a noite toda sem sucesso, que entrasse no lago e lançasse a rede na parte profunda. Pedro obedeceu e apanhou tantos peixes que as redes se romperam. Pedro chamou seus companheiros, Tiago e João, para que o ajudassem. Todos ficaram assombrados com o número de peixes que pegaram. Jesus disse a Pedro: “Não temas; de agora em diante serás pescador de homens”. Lucas depois diz: “Levando os barcos para terra, deixaram tudo, e o seguiram”.1 Tornaram-se discípulos do Senhor.

A palavra discípulo e a palavra disciplina vêm da mesma raiz latina — discipulus, que significa aluno. Salienta a prática e o exercício. Autodisciplina e autocontrole são características próprias e sempre constantes dos seguidores de Cristo, como exemplificado por Pedro, Tiago e João que realmente “deixaram tudo, e o seguiram”.

O que é discipulado? É principalmente obediência ao Salvador. O discipulado inclui muitas coisas. É castidade, dízimo, noite familiar e guardar todos os mandamentos. É abandonar tudo o que não é bom para nós. Tudo na vida tem um preço. Considerando a grande promessa do Salvador, de paz nesta vida e vida eterna no mundo vindouro, vale a pena pagar o preço do discipulado. É um preço que não podemos nos dar ao luxo de não pagar. Se fizermos uma comparação, os requisitos do discipulado são muito poucos em relação às bênçãos prometidas.

Os discípulos de Cristo recebem um chamado de não somente abandonarem a busca às coisas do mundo, mas também de carregarem sua cruz diariamente. Carregar a cruz significa cumprir Seus mandamentos e edificar Sua Igreja na Terra. Também significa autodomínio.2 Como Jesus de Nazaré nos instruiu, “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me”.
 “E qualquer que não levar a sua cruz , e não vier após mim, não pode ser meu discípulo.”

No Response to "O que é discipulado?"

Postar um comentário

 
powered by Blogger